O Inauguração da Casa dos Oblatos no Haiti
A Província Sul Americana e Caribenha dos Oblatos de São Francisco de Sales acolheu o primeiro grupo de formandos do Haiti no ano de 2005. Eles vieram ao Brasil para fazer sua formação. Lá não havia uma Casa própria dos Oblatos. Anos depois, a província enviou membros para lá trabalharem na formação de novos religiosos. Moravam em casas alugadas ou pertencentes à instituição Hands together, fundada pelo oblato dos EUA, Pe. Tom Hagan.
Em 2011 ocorreu o triste terremoto que matou milhares de pessoas e destruiu grande parte da cidade de Porto Príncipe onde viviam os Oblatos e formandos. Após isso, os OSFS ficaram sem moradia. Então conseguimos adquirir um terreno para nossa missão. Iniciou-se uma campanha para construir a Casa de Formação que pudesse abrigar mais ou menos 15 Oblatos. Foi apresentado um projeto e Oblatos no mundo todo se empenharam para que esta construção acontecesse.
Assim, com a colaboração de pessoas do mundo inteiro, foi construída a Casa dos Oblatos em Porto Príncipe, no Haíti.
No dia 10 de dezembro de 2014, com a presença do padre Geral - Aldino Kiesel, do Padre Provincial - Alberto Benavides, do Pe. Guilherme da província da Holanda, de dois provinciais da América do Norte, dos Oblatos Haitianos que ali vivem e do arcebispo da arquidiocese de Porto Príncipe, Dom. Guire Poulard, ocorreu celebração de inauguração da Casa que é destinada à moradia dos Oblatos em Missão e à formação de novos Oblatos.
Publicamente bendizemos a Deus e agradecemos a cada pessoa que colaborou: Oblatos, leigos, religiosos de outras congregações e à arquidiocese de Porto Príncipe.
A missão Oblata é feita em comunhão com a Igreja, o povo de Deus. E é justamente este povo de Deus que ajuda a Congregação a seguir evangelizando.
Deus abençoe a você que colaborou! Deus abençoe a todos!
Que o padroeiro desta nova casa, Beato Padre Luís Brisson, rogue por esta Pró-região do Haiti e por todos nós que estamos em sintonia na prece e no trabalho!