JUSOLPIC - Justiça, Solidariedade, Paz e Integridade da Criação

Organismo conjunto da União dos Superiores Gerais e da União Internacional das Superioras Gerais USG/UISG

1. Origem

A Comissão Justiça, Paz e Integridade do Criado (JPIC) tem suas raízes na «Constituição Pastoral sobre a Igreja no mundo contemporâneo Gaudium et Spes» (Cf. n. 90), do Concílio Vaticano II, e no Sínodo dos Bispos sobre a Justiça no mundo (1971). Formaliza-se como grupo de trabalho conjunto da USG/UISG em 1982 e assume o seu nome atual, em língua latina Justitia, Pax et Creationis Integritas, da qual deriva a sigla JPIC que permanece invariável nos diferentes idiomas.

2. Visão
Promover e apoiar a integração da JPIC na vida e na missão dos Institutos religiosos, membros da USG e da UISG, em coordenação com os Superiores e as Superioras gerais, os seus Conselhos ou equipe de governo e os/as religiosos/as e promotores e promotoras de JPIC.

3. Objetivos
a) Informação
Atualização constante sobre a realidade do mundo no âmbito da JPIC.
b) Partilha
Intercâmbio de projetos, experiências, documentos, subsídios entre os Institutos religiosos.
c) Formação
Criação de espaços para o aprofundamento de aspectos relacionados à JPIC, orientados à qualificação neste campo.
d) Ação
Apoio e/ou promoção de campanhas orientadas a denunciar as causas da injustiça e da violação dos Direitos Humanos.

4. Composição
A Comissão é constituída por:
• dois co-presidentes, um superior geral da USG e uma superiora geral da UISG, nomeados pelo Conselho executivo das respectivas Uniões.
• os Secretários gerais da USG e da UISG
• um representante do Pontifício Conselho Justiça e Paz
• o diretor do Serviço de Documentação e Estudo dos Institutos religiosos
missionários (SEDOS)
• o Secretário executivo da Comissão JPIC
• 4 Superiores/as gerais, 2 para cada União, nomeados pela Comissão
JPIC e ratificados pelo Comitê executivo das respectivas Uniões.
• Outros 4 ou 6 religiosos, 2 ou 3 de cada uma das Uniões, convidados pelo respectivo co-Presidente com consulta prévia da Comissão, promotores e promotoras de JPIC nos seus Institutos.

5. Comitê executivo
O Comitê executivo, nomeado pela Comissão, desenvolve um trabalho de refl exão e de animação associado à realização de projetos ou programas da Comissão.

6. Comitês e grupos de trabalho
A Comissão estabelece Comitês específicos para levar em frente tarefas especiais relativas aos próprios objetivos. Deste modo também apóia a formação de grupos de trabalho para enfrentar questões particulares de JPIC. Atualmente existem os seguintes grupos:
• Contra o tráfico de pessoas, especialmente mulheres e meninas
• Ecologia
• África

7. Encontros da Comissão
A Comissão ordinariamente se encontra duas vezes por ano, mas pode convocar um encontro extraordinário a pedido do Comitê executivo da USG/UISG, ou de um ou de alguns membros da própria Comissão.

8. Trabalho em rede
Faz parte do espírito da Comissão unir-se a organismos e associações que trabalham pela JPIC em nível internacional: O Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, o Serviço de Documentação e Estudo dos Institutos religiosos missionários (SEDOS), a rede África-Europa-Fé-Justiça-Network (AEFJN), o Centro Interconfessional para a Paz (CIPAX), as ONGs de inspiração católica, o Comitê ONU para a Década inter-religiosa pela paz.
Em particular, a Comissão trabalha em rede com os dois grupos de Religiosos/ as e Promotores de JPIC presente em Roma, que trabalham na animação dos seus Institutos a nível internacional. O entendimento, a
colaboração, o apoio recíproco em todas as ações que realizam são sinal de unidade e de comunhão pela causa do Reino de Deus.
Estes grupos, um de língua inglesa e outro de língua espanhola/português, se reúnem mensalmente e possuem um programa especifico de formação e de ação.

9. Materiais
A Comissão recolhe e oferece os subsídios de reflexão elaborados e traduzidos em diferentes idiomas.
Os materiais estão disponíveis nos site web:
http://jpicformation.wikispaces.com
http://www.vidimusdominum.info

10. Secretario executivo da Comissão JPIC
A serviço da Comissão há um Secretário executivo, nomeado pela USG/UISG, que desenvolve uma atividade permanente de animação e de coordenação.


Endereço

Via Aurélia, 476 - 00165 Roma - Fone/Fax: 06/662.29.29 - E-mail: jpicusguisg@lasalle.org - jpic.assistant@lasalle.org

Carta do Padre Geral

Para: Superiores Maiores da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales
Assunto: Comissão de Justiça,
Paz e Integridade da Criação

Caríssimos Coirmãos,
Como eu mencionei na edição recente da OSFS-WORLD (Março de 2013), o Conselho Geral discutiu em nosso último encontro como podemos aumentar nossa consciência e envolvimento em questões de justiça e de paz. Estamos cientes de que muitos de nossos irmãos estão envolvidos nestas questões e alguns deles estão mais diretamente comprometidos a fazer esforços servindo nesta área.
Nos últimos anos, este tema foi levantado várias vezes no nível congregacional. Por exemplo, o Capítulo Geral, em 2006, foi aprovada a directiva para cada Província / Região envolver-se em " questões de paz internacional e da justiça", e encontrar maneiras "como ser uma voz influente nele."
Agora nós gostaríamos de dar um passo em frente. Padre Valdir Formentini é nosso representante na Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação, estabelecido pelos Superiores Gerais de Congregações Religiosas. Durante vários anos, ele dedicou-se a participação em projetos sociais em Santa Isabel, no sul do Brasil.
O que prevemos é o estabelecimento de uma pequena comissão de coirmãos na congregação cujo objetivo será:
1. Informar todos nós dos serviços que como Oblatos De Sales já estão oferecendo todo o mundo nesta área.
2. Incentivar novas iniciativas em matéria de justiça, paz e integridade da criação, motivados principalmente pelas palavras da Constituição de 12: Temos o compromisso de "promover a justiça no que diz respeito aos oprimidos e humilhados por qualquer forma de apostolado ou atividade reconhecido como apropriado. Com este objectivo em vista, cada província deve buscar meios adequados para cumprir este compromisso ".
3. Compartilhar continuamente informações e materiais relacionados com este tema com a congregação, a fim de apoiar e incentivar novas iniciativas.
Como passo inicial, se você já tem em sua Província / Região / Mission um coirmão responsável por esta área, peço gentilmente de fornecer a mim ou ao Pe. Formentini (endereço de e-mail: pvaldirosfs@monaco.mc ) o nome e informação de contato deste coirmão. Durante nosso encontro em Annecy, teremos a oportunidade de voltar a este tópico.

No nosso Senhor Ressuscitado,
Fraternalmente,

Aldino Kiesel, OSFS
Superior Geral

Curia Generalizia
Oblati di S. Francesco de Sales
Via Dandolo, 49
I-00153 Roma, Italia
Tel. +39 06 58 12 389
Email: elodacaridade@yahoo.com.br