Notícias
Ordenação do padre Nildo Moura de Melo, osfs

O diácono Nildo Moura de Melo da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales – OSFS, foi ordenado padre na noite de sábado (30/05/2015), na paróquia Santa Teresinha de Campina da Lagoa, PR. A missa foi presidida pelo bispo diocesano dom Francisco Javier Delvalle Paredes, com concelebração de 6 padres da diocese de Campo Mourão e 10 padres da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales. Entre os sacerdotes, estava o provincial da congregação, Pe. Leoclides Dalla Nora, de Viamão, RS. Alguns diáconos da diocese e da Congregação OSFS estiveram presentes. O lema da ordenação foi “Com a ternura de Jesus Cristo” (Fl 1, 8b).

A sua primeira missão como padre será a de ser vigário na paróquia Santo Antônio, em Palmeira das Missões, norte do Rio Grande do Sul. Ele também atuará no trabalho de Animação Vocacional da Congregação.
“Escolhi ser ordenado por nosso bispo, Dom Francisco Javier, e no meio de nosso povo, porque encontro aqui as raízes de minha fé e vocação”, disse o Pe. Nildo. “Quero ser um padre amigo e irmão do povo, como foi São Francisco de Sales que fazia ‘Tudo por amor e nada à força’”, concluiu o neo sacerdote.

Celebração
No início da missa, foram apresentadas algumas informações sobre os fundadores da congregação: Pe. Luiz Brisson, Madre Maria de Sales Chappuis, e do Padroeiro São Francisco de Sales.
“Você escolheu um Evangelho que, para mim, é muito desafiador, onde Jesus se dá em corpo e sangue”, disse Dom Francisco Javier em sua homilia. “E a missão do padre, em todos os tempos e, ainda maior hoje, é a de se doar como força e como vida”, prosseguiu o bispo diocesano. “Ir às periferias existenciais, como dia o papa Francisco, talvez seja a missão mais difícil e significa uma doação plena”, concluiu Dom Javier.

Primeira Missa na matriz Santa Terezinha
Na manhã de domingo (01/05) padre Nildo presidiu pela primeira vez a Santa Missa. Belamente preparada pela equipe de Liturgia da Paróquia Santa Terezinha, a celebração teve a pregação do Padre Provincial dos OSFS, Leoclides Dalla Nora. O padre destacou o encontro da espiritualidade de Santa Terezinha e de São Francisco de Sales na fonte evangélica do amor. Também falou sobre a ternura, referindo-se ao lema do neo sacerdote. Muitas pessoas da comunidade e da família estiveram presente, bem como religiosas e Oblatos.

Primeira Missa na comunidade Santo Antônio
Padre Nildo nasceu na comunidade Santo Antônio, bairro Caratuva, no interior de Campina da Lagoa. Às 11h, junto com oblatos, familiares, amigos e os peregrinos que vieram do Rio Grande do Sul e Uruguai, padre Nildo presidiu sua segunda missa. Padre Luciano Rossetto foi o pregador. Ele destacou a missão do padre, de pastorear com amor e ternura. A comunidade estava muito feliz com este filho que assumiu o ministério presbiteral. Logo após, ouve um grande almoço em torna da capela da comunidade.

Breve biografia
O Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS, tem 27 anos de idade e foi ordenado diácono no dia 11 de outubro de 2015, em Viamão, RS. Ele nasceu no dia 29 de setembro de 1988, em Campina da Lagoa.

É o primeiro filho de Laércio da Silva Melo e Teresa Moura Melo, presentes na ordenação presbiteral. Em janeiro de 2004 ingressou na Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales, no RS. Professou seus primeiros votos em 22 de janeiro de 2009, em Passo Fundo, RS, e, os Votos Perpétuos, em 15 de dezembro de 2012, em Campina da Lagoa, PR.
No último ano trabalhou como formador dos Postulantes, a etapa inicial para os rapazes que entram na Congregação.
No final de 2015 e início deste ano teve uma experiência missionária na Prelazia de Itaituba, no Pará.
Colaboração: Vilson Olipa