Notícias
11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude - ENPJ
“Nunca percam a esperança e a utopia, vocês são os profetas da esperança, são o presente da sociedade e da nossa amada Igreja e por sobre todo são os que podem construir uma nova Civilização do amor.”
Estas são palavras do Papa Francisco que chagaram como surpresa ao 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude – ENPJ, que teve início neste domingo, 18 de janeiro, em Manaus – AM, e segue até o próximo domingo, dia 25.
O Encontro Nacional da Pastoral da Juventude é um espaço para troca de experiências, reflexão da caminhada e apontamentos de pistas para a ação. É realizado a cada três anos com representação de jovens de todas as dioceses em que houver trabalho articulado de PJ. A preparação e animação são de responsabilidade da coordenação nacional de jovens e da comissão nacional de assessores, articulados com a equipe local e coordenação regional.
O lema deste 11º ENPJ é: “No encontro das águas partilhamos a vida, o pão e a utopia”. Iluminação Bíblica: “Mestre, onde moras? Vinde e vede” (cf. Jo 1,38-39)
O objetivo geral do 11º ENPJ é “celebrar a caminhada da Pastoral da Juventude, revisitando o Mestre, a partir do olhar dos jovens e da Igreja Amazônica”.
O Encontro está estruturado a partir de quatro eixos que perpassam todos os momentos. São eles: teológico, missionário/social, espiritualidade e arte/cultura.
Gestos, símbolos e bandeiras de todos os estados da federação trouxeram a riqueza da diversidade brasileira que se une em Manaus durante essa semana. Ao final da missa de abertura, presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Eduardo Pinheiro, a secretária nacional da PJ, Aline Ogliari, abriu oficialmente o 11º Encontro. Ela começou destacando a ousadia da juventude e convocando a juventude a seguir na teimosia do Reino, partilhando a vida, o pão e a utopia. O encontro. Mais de 500 jovens de todo o país participam da atividade.
A grande surpresa foi a Carta que o Papa Francisco enviou aos jovens. Nela, ele reflete a iluminação bíblica, fala da confiança que deposita nos jovens e os encoraja anão perder a esperança e a utopia.