Notícias
60 anos de vida religiosa do Padre João Antwerpens, osfs

Padre João Batista van Antwerpens nasceu em 22 de janeiro de 1932 na Holanda. Com 18 anos fez seus primeiros contatos com a Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales. Com 20 anos realizou o postulantado e em 1953 realizou o Noviciado. Em 1955 tornou-se Irmão Oblato emitindo os Primeiros Votos de pobreza, Castidade e Obediência. Como Irmão trabalhou dez anos na função de cozinheiro no seminário dos Oblatos na Holanda; depois trabalhou quatro anos na horticultura e outros serviços.

Em 1966 aceitou o convite para ser missionário no Brasil. Em 21 de abril de 1966 chegou ao Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul. Foi trabalhar no seminário Mãe Admirável de Braga. Por muitos anos cuidou da granja produzindo alimentos para sustento do seminário.
De Braga foi trabalhar na pastoral, na Paróquia de Santa Barbara do Sul, diocese de Cruz Alta. Ficou por sete anos. Estando inserido nas comunidades paroquiais descobriu uma nova dimensão de sua vocação religiosa. Motivado por Dom Jacó, bispo de Cruz Alta, e pelo superior dos Oblatos, Pe. Eugênio Catanzaro, decidiu estudar teologia para ser ordenado presbítero.
Em 1992 foi a Viamão-RS e iniciou os estudos de Teologia na PUCRS-PoA, concluindo em dezembro de 1987. Em junho do seguinte ano ordenou-se diácono em Santa Isabel, Viamão. Em 17 de outubro de 1988, na Paróquia São João Batista, em Novo Barreiro-RS, foi ordenado presbítero por Dom Bruno Maldaner, bispo de Frederico Westphalen-RS.
Padre João trabalhou como padre um ano em Palmeira das Missões-RS, três anos em Santa Isabel, Viamão-RS, mais quatro anos em Palmeira das Missões-RS, dois anos e meio na Bahia. Da Bahia retornou a Palmeira das Missões-RS em 2001, onde permanece até hoje.

Neste ano de 2015, ano da Vida Consagrada, padre João celebra 60 anos de Vida Religiosa Consagrada. A comunidade de Palmeira das Missões celebrará com ele e os Oblatos no domingo, 19/04 , às 10 horas, na igreja matriz Santo Antônio. Os Oblatos agradecem a Deus pelo dom da vocação deste coirmão que tão bem faz a nossa província e ao povo de Deus. Padre João é muito querido pelo povo e se destaca por sua assistencia aos doentes, idosos e tantos outros. Que Deus lhe conceda saúde e força. Sua presença faz bem aos que podem estar com ele. Felicidades, Padre João! Parabéns pelo testemunho e pela missão. Deus o abençoe!