Paróquia Santo Antonio
Paróquia Santo Antonio – Palmeira das Missões – RS
1. Histórico da Paróquia Santo Antônio
A história da Paróquia Santo Antonio está estritamente relacionada com a história do município de palmeira das Missões, o qual por algum tempo este município denominava-se Santo Antonio da Palmeira.
O primeiro pároco que atuou nesta paróquia foi o Pe. Domingos José Lopes (1860 – 1861), de nacionalidade portuguesa. O terceiro pároco foi o Pe. Francisco Teodosio de Almeida Leme (1871 -1874), paulista. Foi este pároco que deixou um importante registro histórico no livro tombo da paróquia e constitui praticamente o certidão de nascimento deste município e da paróquia de Palmeira das Missões.
O Livro Tombo registra que desde 1824 residia pessoas aqui na “Vilinha” da Palmeira, pessoas vindas de Cruz Alta para a extração da erva-mate e os paulistas dedicados a pecuária. A Igreja católica esteve presente desde o inicio. Em 14 de janeiro de 1857 foi criada a Paróquia Santo Antonio desmembrada de Cruz Alta. Foi a primeira paróquia da região do Alto Uruguai.
Nesta época o Brasil era governado por D. Pedro II, portanto, vigorava o sistema de padroado, onde os clérigos eram funcionários do estado. E sua atuação era determinada pelo poder público.
A Revolução de 1923, provocou muitos estragos a Igreja Católica. Os enfrentamentos políticos eram muito fortes na Região. Pe. Manoel Gomes Gonzáles, pároco de Nonoai, também atendeu a Paróquia de Palmeira, que de 1923 e 1925, ficou sem pároco. Pe. Manoel, em uma de suas visitas, parece ter feito um sermão na Igreja Matriz que não agradou as autoridades locais, por isso, sofreu perseguição e o levou a morte ele e o Coroinha Adílio, em 21 de maio de 1924, perto de Três Passos.
A Paróquia Santo Antonio ao longo dos seus 152 anos, teve 22 párocos. estes, os últimos 14 párocos foram da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales. Assim, no dia 8 de dezembro, de 1935, os Oblatos foram convidados a assumirem a Paróquia Santo Antonio.
Com a chegada deles, uma nova história começa na vida desta Paróquia. O primeiro pároco Oblato foi a Pe. Francisco Goettler (1935-1956), vindo da Alemanha. Faleceu em 1956, seus restos mortais estão na Igreja Matriz, em Palmeira das Missões.
Hoje, esta paróquia é formadas por uma rede de 45 comunidades, distribuídas entres os municípios de Palmeira das Missões, São José das Missões e São Pedro das Missões.
2 - Endereço: Paróquia Santo Antônio
Rua Borges de Medeiros, 351 - Caixa Postal 82 - 98300-000 - Palmeira das Missões - RS
E-mail: leoclidesosfs@uol.com.br

4. Padroeiro: Santo Antônio
5. Programação dos festejos de Santo Antonio;
Novena de Santo Antonio, dias 04 a 12 de junho, com a missa, às 19:00 h, após festejos no Salão Paroquial.
Dia 13, feriado municipal. Procissão e Missa Solene do Padroeiro, às 10:00 h, ao meio dia almoço

6. Pároco:
Pe. Leoclides Rossato Dalla Nora, osfs
Nasc. em Nova Palma, RS em 04 de agosto de 1951.
Ordenação: 24 de maio de 1980, em Jaboticaba, RS

7. Vigários Paroquiais:
Pe. João Batista van Antwerpens,osfs
Nasc. em Diessen,na Holanda, em 22 de janeiro de 1932
Ordenação: 17 de outubro de 987, em Novo Barreiro, RS
Pe. Wilfrido Mosquera Mosquera,osfs
Nasc. em 30/05/1973, Istmina, Colômbia.
Ordenação: 29 de março de 2008, em Manta, Equador.
8. Secretaria.
A Secretaria Paroquial é atendida por Andréia Bairros Saldana e Umberto Farias, de segunda a sábado, no horário das 8:30 h às 11:45 h, das 13:30 h. às 17:30 h.

9. Celebrações:
Na Matriz há missa diariamente, às 19 h. Domingo às 9:00 h e 19:00 h. Às missas das 19:00 h sempre transmitidas pela Rádio Palmeira AM 740. Os batizados, na Matriz, acontecem no 1º domingo de cada mês, com a preparação e inscrições antecipadas.

10. O Setor de Catequese mantém expediente com uma coordenadora, Maria Inês da Silva Mattos, de segunda à sexta-feira, das 8:30 h às 11:30 das 14:00 às 18:00 h. Cada comunidade organiza seus horários de acordo com sua realidade.

11. Atualmente a Paróquia mantém funcionando as seguintes
Pastorais/Movimentos com seus coordenadores:
• Catequese – Maria Inês da Silva Mattos
• Liturgia - Ângela Pagliarini e Rosani Machado
• Animação Vocacional – Leila Franco
• Juventude – João Cláudio Fiebig
• Pastoral da Criança – Ieda Brandão e Rosangela
• Pastoral do Dízimo – Celito Botega
• Conselho Econômico – Luiz Riva
• Pastoral da Comunicação - Cleusa Bueno
• Ministros da Eucaristia – Sergio Cargnin e Ângela Pagliarini
• Capelinhas de N. Senhora –
• Pastoral do Batismo – Sergio Cargnin
• Curso de Noivos – Idanir e Dorvalino Batalha
• Movimento de Cursilho – Celito e Cilga Botega
• Movimento Legião de Maria – Ceci Figueiró
• Movimento da Mãe Três Vezes Admirável de Shoestat -
• Movimento da Sagrada Família JMJ – Ir. Ana
• Pastoral Social – em organização
  
 
Caminhada Biblica para encerrar a Celebração do Mês da Bíblia