Palmeira das Missões (RS) – Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, a cidade de Palmeira das Missões acolheu o VI Fórum da Espiritualidade Salesiana, um encontro marcado pela fraternidade, pela partilha e pela celebração do carisma de São Francisco de Sales. O evento foi promovido pela Equipe de Divulgação da Espiritualidade Salesiana – composta pelos padres Valdir Formentini, Nildo Moura de Melo, Nixon Jean, e pelos Irmãos Escolasticos Jonas e Rodolfo.
O fórum reuniu mais de 230 participantes de diversos municípios e países onde os Padres e Irmãos Oblatos de São Francisco de Sales (OSFS) estão presentes. A edição deste ano teve um caráter especial: inserida no Ano Jubilar, celebrou os 150 anos da fundação da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales e os 150 anos da morte da Madre Maria de Sales Chappuis, a “Boa Madre”, ambos franceses que viveram na cidade de Troyes, na França.
Sob o tema “A Herança em Nossas Mãos: Fé na Missão e Esperança no Futuro”, o evento teve início na quinta-feira (3) com a oração de abertura e um painel com ex-superiores regionais e provinciais: padres Leoclides Dalla Nora, Aldino Kiesel, Alberto Benavides e Carlos Borba, que compartilharam suas experiências e testemunhos de liderança à frente da Congregação.
No sábado (4), pela manhã, o padre provincial Valdir Formentini apresentou a primeira parte do tema – “A herança em nossas mãos” –, seguida de trabalhos em grupo e momentos de partilha. À tarde, o padre Paulo Rodrigues conduziu a reflexão “Fé na missão e esperança no futuro”, também acompanhada de debates e diálogos entre os participantes.
O ponto alto do dia foi a Santa Missa, às 18h, presidida pelo Padre Leoclides Dalla Nora, seguida de uma encenação teatral sobre a fundação dos Oblatos e a vida da Boa Madre. O texto e direção foram doPadre Nildo Moura de Melo, com atuação do grupo Jovens Missionários de Cristo. A peça retratou o chamado de Padre Luís Brisson e o insistente apelo da Madre Maria de Sales Chappuis para a fundação da Congregação, destacando a fé, a perseverança e o discernimento espiritual diante das dificuldades.
O domingo (5) iniciou com uma oração conduzida pelo grupo de São Lourenço do Sul, seguida da síntese dos trabalhos apresentada por o Irmão Mardochee Lundi (OSFS), Padre Aldino Kiesel (OSFS) e Cleusa Medianeira (Leiga Salesiana) e . Houve ainda um momento de diálogo e avaliação conjunta.
A Missa de encerramento foi presidida pelo Padre provincial Valdir Formentini, que entregou a cada participante uma cruz salesiana confeccionada em pedra semipreciosa, com os símbolos da Congregação gravados em ambos os lados. A celebração concluiu-se em clima festivo com o tradicional bolo jubilar e o “Parabéns pra você” pelos 150 anos da Congregação.
O VI Fórum da Espiritualidade Salesiana reafirmou o compromisso de todos em “viver Jesus” e difundir a mensagem de São Francisco de Sales, promovendo comunhão, esperança e missão em cada gesto e palavra.